Berinjela para emagrecer

Tempo de leitura: 4 minutos

Berinjela para emagrecer
5 (100%) 1 vote

Berinjela para emagrecer

A berinjela é um alimento completo, que além de fazer muito bem para a sua saúde do coração e prevenir o envelhecimento precoce, possui grande capacidade emagrecedora. Conheça mais sobre a berinjela e veja algumas dicas incríveis para consumi-la:

Benefícios da berinjela

Entre os benefícios da berinjela podemos destacar suas propriedades antioxidantes, que no nosso organismo são capazes de eliminar os radicais livres, prevenindo assim o desenvolvimento de células cancerígenas, melhorando o colesterol entre outras doenças. Os radicais livres também causam o envelhecimento precoce, ou seja, a berinjela também combate esse problema.

A berinjela também é ótima para a saúde do cérebro, protegendo suas células e também faz muito bem para o seu coração. Além de tudo isso, ela contém muitas vitaminas e minerais que fazem bem para a saúde e favorecem o bom funcionamento do organismo e ainda melhoram o humor.

Por ter baixa quantidade de sódio, a berinjela não causa retenção de líquidos e, como contém grandes quantidades de fibras, ela regula o funcionamento do intestino. Além disso, ela ajuda a emagrecer, pois é um alimento com pouquíssimas calorias e faz parte de diversas receitas ótimas para emagrecer!

Como consumir a berinjela para emagrecer

Você pode incluir a berinjela em sua alimentação diária e prepará-la de diversas formas. Algumas são mais comuns do que outras, como por exemplo, a água de berinjela. Muitas pessoas costumam usar a água em receitas de suco detox para potencializar os seus resultados.

Entenda qual a melhor maneira de usar a berinjela para emagrecer:

Água de berinjela

A berinjela é ótima para provocar a saciedade, fazendo com que você demore muito mais tempo para sentir fome novamente. Ela também possui propriedades diuréticas, o que ajuda a eliminar água e também toxinas presentes em seu organismo.

A água da berinjela é uma forma de aproveitar todos os nutrientes que ela possui, além de ser muito fácil prepará-la. Você só precisará de uma berinjela média e de 1 litro de água.

Lave a berinjela em água corrente e pique-a em rodelas ou ainda em cubos pequenos. Coloque a berinjela em uma jarra com 1 litro de água e deixe na geladeira uma noite inteira. Esse processo faz com que as fibras presentes na berinjela se soltem e fiquem na água, o que as fazem liberar todas suas propriedades funcionais.

No outro dia de manhã, ainda em jejum, tire os pedaços de berinjela da água e tome um copo. O restante da água você pode tomar ao decorrer do dia. Uma dica valiosa é tomar um copo dessa água cerca de trinta minutos antes das refeições, isso ajuda a diminuir o apetite.

Suco de berinjela

Outra maneira de aproveitar os benefícios da berinjela é através do suco de berinjela para emagrecer. Você também pode consumi-lo todos os dias pela manhã em jejum.

Para fazer o suco, você precisará de um copo de água de berinjela, a mesma receita que você já aprendeu aqui e 2 laranjas. Junte a água da berinjela e o suco das 2 laranjas no liquidificador e bata. Em seguida, beba o suco em jejum.

Uma dica para potencializar os resultados é acrescentar a esse suco 1 colher de sopa de semente de linhaça triturada. Isso faz com que o seu intestino funcione corretamente.

Como preparar a berinjela

Você também pode inserir a berinjela em suas principais refeições, seja como entrada do almoço ou ainda uma refeição rápida.

Uma dica super prática (e saborosa) é fazer uma pizza falsa com a berinjela. Para isso basta fatiar a berinjela em rodelas, cobri-las com molho de tomate, queijo branco e orégano. Em seguida leve as pizzas de berinjela para o forno por cerca de 10 minutos.

Quando a berinjela é cortada em fatias grossos no sentido do comprimento, você pode temperá-las com sal e pimenta e grelhá-las. Você pode fazer isso tanto no seu almoço do dia a dia como acompanhamento, ou ainda servir em um churrasco com as berinjelas direto na churrasqueira.

Para uma refeição rápida, basta picar a berinjela em cubos e refogá-la com ervas e um leve toque de limão. Fica perfeito para complementar sua salada antes do almoço ou jantar.

Não se esqueça de alinhar uma alimentação saudável com a prática de atividades físicas, somente assim você conseguirá emagrecer com saúde!

Confira também: Dieta da Berinjela.