Café engorda?

Tempo de leitura: 9 minutos

Café engorda?
5 (100%) 5 votes

Café engorda?

Oh! Será que o café engorda? Quem não gosta de uma boa xícara de café, seja de manhã, de tarde ou até mesmo a noite? A bebida ganhou o coração de muitos apreciadores que não abrem mão de um bom cafezinho. Seja pelo simples sabor do café ou para aguentar longas horas de trabalho.

Mas aí vem uma dúvida, afinal, o café engorda ou não engorda? Descubra a verdade sobre essa bebida sensacional (tanto de cheiro quanto de sabor):

Propriedades do café

Antes de qualquer coisa você precisa conhecer o que é que o café tem, além de sabor e aroma incríveis!

Que o café é rico em cafeína não é segredo para ninguém. Por esse motivo muita gente toma uma boa dose para espantar o sono e conseguir se manter acordado no trabalho, em viagens ou por qualquer outro motivo. E é exatamente por esse motivo que pessoas que sofrem com insônia não devem tomar café durante a noite, pois a bebida poderá piorar o quadro.

Mas além da cafeína, o café também possui outras coisas boas para a saúde, como o potássio e um pouco de proteínas e carboidratos. Além disso, o café possui muitas outras propriedades nutritivas e quase nada de calorias.

A bebida também possui outras propriedades benéficas para o seu corpo, veja:

Benefícios do café

Benefícios do Café
Benefícios do Café

O benefício mais comum do café é que a bebida é estimulante, ou seja, oferece energia e espanta o sono. Mas não é apenas para manter acordado que o café vem sendo útil e muito bem falado. Diversas pesquisas comprovam que o café também faz bem para a saúde, se consumido moderadamente e da forma correta:

A bebida também faz bem para o colesterol, já que possui propriedades vasodilatadoras, que regulam os níveis do colesterol ruim e do bom. Isso também é benéfico para o funcionamento adequado da circulação do sangue.

Outro grande benefício da bebida é a prevenção de doenças mentais, como o Alzheimer e a demência. Isso acontece porque suas propriedades são capazes de desacelerar esse declínio cognitivo que acontece com a mente com o passar dos anos. Ou seja, o café ajuda a retardar e diminuir os problemas mentais.

O café também é ótimo na prevenção do diabetes tipo II. Isso acontece porque a cafeína é grande responsável por aumentar os níveis do hormônio globulina, que é responsável por regular a testosterona e o estrogênio, que por sua vez, são responsáveis pelo desenvolvimento do diabetes tipo II.

Mas a pergunta que não quer calar, com tantos benefícios, o café engorda ou não engorda?

Engorda ou não engorda?

Não precisa cortar o café de seu cardápio, pois a bebida não engorda, desde que seja tomado adequadamente: o café preto sem adição de nenhum acompanhamento, como açúcar, leite desnatado e creme. Essa forma de tomar o cafezinho também garante todos os outros benefícios que você já conheceu.

O café não engorda e pelo contrário, ele ajuda a emagrecer, já que a cafeína é termogênico. Ou seja, acelera o metabolismo e faz com que o corpo queime muito mais calorias do que o normal. Vale ressaltar que a bebida não possui calorias significantes em sua composição.

O que acontece, é que quando você ingere alimentos termogênicos, como alimentos com cafeína em sua composição, como o café, o seu corpo acaba gastando mais energia do que o normal. O corpo humano possui uma quantidade de gordura em seu corpo, que serve como fonte de energia em alguns casos.

Ao acelerar o metabolismo, o corpo precisa encontrar uma fonte de energia para queimar: as gorduras.

Apesar do café não engordar e ajudar a emagrecer, ele não faz milagres. Então não adiante tomar copos e copos da bebida e esperar que os quilos vão embora. Primeiro, porque o indicado é tomar apenas 2 doses por dia. Segundo porque é necessário atrelar o café com outros métodos para perder peso.

Quando se tem uma boa alimentação e se prática exercícios regularmente, o café ajuda a emagrecer não somente pela quantidade de cafeína, mas por seus outros benefícios. Ele é diurético, ou seja, ao ingerir a bebida é normal que você vá mais vezes ao embora, pois ele incentiva a perda de água, o que ajuda a combater a retenção de líquidos que causa inchaços.

Famosos que adoram café

O café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, só perde para água! E não é só no Brasil que o povo ama o café, confira os famosos lá dos EUA que amam essa bebida:

Amanda Seyfried

Amanda e seu café
Amanda e seu café

A loirinha é sempre vista circulando por aí com um copão de café na mão. É o único jeito para aguentar a rotina corrida de atriz!

Miley Cyrus

Miley tomando café
Miley tomando café

A cantora adora sair para tomar um café. Seu preferido é o Mocha, que tem chocolate, café expresso, leite e chantilly no preparo.

Nick Jonas

Nick Jonas
Nick Jonas

No dia 18 de março, Nick atendeu alguns fãs na porta do Al Hirschfeld Theater, em Nova York. Uma menina estava tão nervosa que acabou se atrapalhando e prendendo a alça da máquina fotográfica no copo de café do cantor. A bebida foi todinha para o chão! O caçula dos Jonas Brothers, porém, levou na esportiva e ficou tentando acalmar a garota.

Vanessa Hudgens

Vanessa Hudgens
Vanessa Hudgens

No filme “A Fera”, a personagem de Vanessa ama/é viciada na bebida. Na vida real, não é muito diferente! Hudgens vira e mexe é clicada com um copinho aqui, outro copão ali…

Ashley Tisdale

Ashley Tisdale
Ashley Tisdale

A atriz é fã de carteirinha do “Coffee Bean & Tea Leaf”, em Toluka Lake. Ela é viciada nos modelos Ice blended, que são gelados. Ashley não vive sem café e até já declarou seu vício pelo Twitter.

Taylor Swift e Jake Gyllenhaal

Taylor Swift e Jake Gyllenhaal
Taylor Swift e Jake Gyllenhaal

Em 2010, quando Taylor e Jake eram namorados, o casal fez juntinho um “coffee tour” pelos Estados Unidos. Eles tomaram café no Brooklyn, em Nashville e em outros lugares espalhados pelo país. Isso que é gostar da bebida!

Os famosos brasileiros também amam café confira essa matéria da globo.

Cafeína Suplemento: Cafeina ajuda a emagrecer?

A cafeína é um composto químico estimulante do sistema nervoso, presente no café, chá verde, chá preto, guaraná, medicamentos, chocolate, suplementos alimentares, drogas, mate e bebidas energéticas.

A cafeína ajuda a emagrecer pois tem um efeito termogênico ou seja ela acelera o seu metabolismo e ajuda a perder mais calorias. Além disso a cafeína também dá mais disposição e energia, tem um efeito supressor do apetite, promove a perda de fluídos do seu corpo e ajuda a combater a retenção de líquidos.

Mas não para por aqui! Fora isso ela promove a lipólise que faz o seu corpo utilizar a gordura como fonte de energia.

Cuidado com o uso da cafeína em excesso, uma superdosagem pode levar o indivíduo a problemas cardiovasculares, ocasionar um AVC pela alta pressão ou causar desconfortos gastrointestinais.

Confira mais sobre a cafeína no vídeo abaixo:

Perguntas frequentes sobre o café

Confira as principais dúvidas sobre essa bebida e adicione o café no seu cardápio diário!

Café com adoçante engorda?

Não engorda o café com adoçante não engorda, porém evite o consumo em excesso.

Café emagrece?

O café sozinho não vai fazer você perder muitos quilos, pois a cafeína presente em cada dose não é capaz de acelerar o metabolismo ao ponto do seu corpo queimar a gordura localizada rapidamente.
Mas o café junto com uma alimentação balanceada pode te ajudar a emgrecer.

Café preto engorda?

Essa bebida deliciosa não engorda, se você tem engordado e a sua dieta não anda lá essas coisas o ideal é procurar uma nutricionista para elaborar uma dieta balanceada de acordo com as suas necessidades.

Café com açúcar engorda?

Não engorda o café com açúcar não engorda. Só não se esqueça que o açúcar branco não faz muito bem para a saúde e por isso evite, prefira o café com adoçante.

Café com leite engorda?

Depende da quantidade de café com leite que você pretende tomar durante o dia. O leite com café é muito bom, mas tenha sempre cuidado com os excessos, o consumo exagerado de leite com café engorda.

Cafeína engorda?

Não! A cafeína possuí propriedades estimulantes, inibe o apetite e ainda acelera o metabolismo ou seja a cafeína emagrece.

Quer emagrecer e definir a sua musculatura? Então confira essa dica!

Se você está tentando há tempos emagrecer, queimar gorduras localizadas, definir sua musculatura, acabar com a capa de gordura, sabe o quão enganador esse mercado do emagrecimento é…
Confira um livro de receitas simples, econômicas, saudáveis e saborosas.

Neste livro de 125 páginas você vai encontrar o seguinte:
– 100 Receitas que pode fazer rapidamente e em qualquer lugar
– Alimentos saudáveis e baratos que encontra em qualquer supermercado
– Receitas deliciosas que vão tornar sua dieta muito prazerosa
– Por que precisa fazer musculação (mesmo que seja mulher!)
– Como estruturar sua dieta corretamente
– Quais os suplementos que realmente funcionam
– 17 Alimentos Termogênicos Para Acelerar o Processo

Além disso, ainda recebe como bônus um “Guia Para Acelerar Seu Metabolismo Durante o Dia Todo”.

Clique aqui e saiba mais sobre o livro Receitas para emagrecimento e definição muscular.