Cardápio simples para emagrecer

Tempo de leitura: 4 minutos

Cardápio simples para emagrecer
5 (100%) 2 votes

Cardápio simples para emagrecer

Perder peso até parece um desafio, mas é possível vencer a guerra contra a balança apenas mudando alguns hábitos alimentares e incluindo alguns novos. E claro, tudo isso com uma boa dose de boa vontade e perseverança, você será capaz de perder todos os indesejados quilos extras e ainda ficar muito mais saudável.

Que tal conhecer um cardápio simples para emagrecer e colocar a mudar de vida agora mesmo?

Café da manhã

O café da manhã é a principal refeição do seu dia e nunca deve ser pulada. Se você sempre levanta nas pressas, é melhor começar acordar uns minutos antes de quiser emagrecer de verdade.

São muitas as opções para um cardápio simples de café da manhã, como o clássico café preto (sem açúcar, leite ou creme) e até mesmo sucos naturais ou um suco detox.

Torradas com queijo branco ou creme de ricota também são bem vindos, assim como lanches naturais feitos com pães integrais, queijo branco, peito de peru, alface, tomate, cenoura e outros ingredientes leves.

Algumas frutas também podem ser incluídas, como a maçã e o mamão, podendo ser consumidas in natura ou ainda com aveia ou em vitaminas.

Faça lanches da manhã e da tarde

Você já deve ter ouvido falar que é preciso comer a cada 3 horas. Por isso em um cardápio simples para emagrecer deve conter ainda dois lanches: um no meio da manhã e outro no meio da tarde.

Alguns cardápios ainda incluem o lanche da noite ou ceia.

Esses lanches são rápidos, mas nada de produtos industrializados. São muitas opções, mas lembre-se de optar apenas por uma delas: lanches naturais (o mesmo do café da manhã), uma fruta como a maçã ou até morangos e iogurtes naturais.

Almoço

O almoço precisa ser bem equilibrado e com algumas substituições saudáveis.

Faça sempre um prato colorido e não se esqueça das saladas, como alface, brócolis, rúcula, tomate, cenoura, pepino e outros legumes e verduras que você goste. A melhor forma de preparar os legumes é no vapor, assim você preserva todos os seus nutrientes. Cuidado com o tempero, nada de molhos ou temperos prontos. Prefira sal (se possível o Rosa do Himalaia) e limão.

O arroz branco deve ser substituído pelo arroz integral. Tanto o arroz quanto o feijão precisam ter suas porções diminuídas. A proteína também tem um papel importante em seu cardápio para emagrecer, mas é preciso de cuidados para preparar a carne.

Prefira as carnes brancas como frango e peixe, sempre grelhados ou assados. A fritura deve ser excluída de seu cardápio. Evite também consumir massas e molhos.

Jantar

O jantar para muitos é um grande problema, já que é muito mais simples comer uma massa de preparo rápido. Porém isso irá jogar para o ralo todo o esforço que você fez durante o dia.

Alguns pratos são bem simples e muito saborosos para o seu jantar, como por exemplo, sopas e caldos. Se você não possui muito tempo ou até paciência para cozinha durante a noite, pode fazer algumas porções antes e congelá-las.

As opções mais simples para o seu jantar são: carnes grelhadas ou assadas, legumes cozidos e saladas. Uma dica é assim que comprar a salada, já preparar tudo e armazene em porções individuais, mas o tempero só deve ser acrescentado na hora de consumir a salada. Para agilizar o processo, você pode lavar, cozinhar e picar todos os legumes e verduras.

Sopas e caldos também são bem simples e saudáveis para o jantar, alguns podem até ser feitas até mesmo em 15 minutos, como o creme de milho ou de ervilha.

Evite os carboidratos durante a noite, afinal, você não precisa de energia para dormir, não é mesmo?

Vale ressaltar que se você for dormir muito tempo após o jantar, o ideal é acrescentar uma ceia, que pode ser um copo de leite, de chá ou algumas bolachas de água e sal.

Mudando alguns hábitos alimentares e montando um cardápio simples para emagrecer é possível perder diversos quilos extras. Mas lembre-se que é preciso cortar alguns alimentos, como: massas, pães, lanches, refrigerante, doces, produtos industrializados, frituras e outros alimentos que não possuem nenhum valor nutricional e possuam muito açúcar em sua composição.