Cerveja emagrece e previne doenças

Tempo de leitura: 4 minutos

Cerveja emagrece e previne doenças
5 (100%) 2 votes

Cerveja emagrece e previne doenças

Como assim? Sempre ouvimos dizer que remédio é ruim, tem gosto amargo! Agora pesquisadores e profissionais da saúde nos apresentam um “remédio” que não é nem um pouco difícil de digerir.

É a cerveja!! A cerveja emagrece e previne doenças!!!

São os ingredientes da cerveja que estão fazendo o milagre de prevenir doenças como diabetes, hipertensão arterial, problemas cardíacos, Alzheimer, gripe, e até emagrece. Tudo isso aliado à um sabor agradável!!

É ou não é uma notícia sensacional?

Os ingredientes da cerveja e seus benefícios

A cerveja é uma bebida elaborada à base de uma fonte de amido como o malte de cevada, água, lúpulo e uma levedura para produzir a fermentação.

O malte

O malte é o obtido através da transformação do grão, que pode ser de trigo, aveia, arroz, milho e cevada. O processo para se modificar a estrutura do grão é chamado de maltagem. Consiste na umidificação dos grãos até o ponto de começar a germinação, e produzir enzimas que, por sua vez, aumentam a velocidade da reação química, quebrando o amido e as proteínas.

A composição do malte, a atuação das enzimas e os processos de secagem e de torrefação determinam a cor, o sabor, o aroma, o corpo e a quantidade de espuma da cerveja.

Devido à suas características químicas, o malte da cerveja, principalmente o de cevada, atua no organismo como:

Regulador da pressão arterial – devido ao alto teor de potássio e sódio que agem no relaxamento dos vasos sanguíneos;

Prevenção ao diabetes – por causa da concentração de magnésio que além de estimular a produção de insulina pelo pâncreas, também ajuda a manter a saúde dos músculos;

Prevenção à anemia – devido a presença do ácido fólico que atua na formação e proliferação dos glóbulos vermelhos;

Melhora na atividade do sistema nervoso
– pelo fato da existência de vitaminas do complexo B que estimulam o funcionamento do sistema nervoso;

Prevenção da osteoporose – por causa da concentração de potássio, que atua no fortalecimento de ossos e dentes.

A água

É o principal componente da cerveja, devendo ser inodora, insípida e incolor e livre de microrganismos. Representa 90% da composição da cerveja e suas características como a pureza e a dureza, determinam o paladar da cerveja. O grau de pureza garante que a água não contenha substâncias nocivas como o nitrato e metais pesados. Nela também é definida o teor dos sais como ferro, cálcio, magnésio, potássio, bicarbonato, nitrato, sulfato, e minerais contidos na água.

Os benefícios da água para o corpo humano são muitos:

  • Elimina toxinas do organismo, deixando a pele saudável e eliminando celulite;
  • Acelera o metabolismo, ajudando a emagrecer e manter o equilíbrio do organismo;
  • Hidrata o organismo, evitando o ressecamento da pele, cabelos e unhas;
  • Mantém o equilíbrio da temperatura corporal.

O lúpulo

É uma planta trepadeira, cujas flores em formato de cone, apresentam um gosto amargo, devido a ação da lupulina, que retém grande quantidade de resinas e óleos essenciais. O lúpulo é o componente que adicionará à cerveja propriedades bactericidas, aroma e sabor.

Como benefícios para a saúde, o lúpulo atua como:

  • Calmante, reduzindo a ansiedade;
  • Relaxante muscular;
  • Antisséptico;
  • Diurético, limpando o sangue;
  • Laxante.

A levedura da cerveja

É um tipo de fungo unicelular, utilizado para fermentar cerveja. Possui quantidade elevada de proteínas, aminoácidos essenciais e é rica em vitaminas do complexo B, principalmente B1, B2, B3 – niacina, B5, e B6 – ácido fólico.

Dentre os benefícios para a saúde, considera-se:

  • Estimula o sistema imunológico, com associação à melhoria da função cerebral e memória, pois a levedura da cerveja é uma fonte de ácidos nucléicos.
  • Mantém a saúde do cabelo, unhas e pele, devido à ação das vitaminas do complexo B.
  • Aumenta a tolerância à glicose, sendo indicado para diabéticos.
  • Atua como suplemento alimentar, devido à presença de minerais como magnésio, potássio, ferro, selênio, fósforo e crômio.
  • Trata resfriados e constipações.
  • Auxilia no processo de emagrecimento e perda de peso.

Estes quatro ingredientes, malte, água, lúpulo e levedura, quando misturados, carregam todas as características individuais para formar um só produto: a cerveja.

Além de saborosa, ainda evita o ganho de peso, previne o diabetes, melhora o índice do bom colesterol, previne doenças cardiovasculares e pedras nos rins.

Portanto, está comprovado que a cerveja emagrece e previne doenças!!! O hábito moderado de tomar cerveja, na quantia de uma caneca por dia, aliado à uma dieta saudável e prática de exercícios físicos, emagrece e previne doenças.

Aproveite com moderação!!