Chá para retenção de líquido e inchaço

Tempo de leitura: 4 minutos

Chá para retenção de líquido e inchaço
5 (100%) 3 votes

Chá para retenção de líquido e inchaço

A retenção de líquido é um problema que além de causar inchaços também provoca dores e muito desconforto. Mas algumas receitas de chás são ótimas para incentivar a eliminação desses líquidos e aliviar o problema da retenção de líquidos.

Isso acontece porque alguns chás são diuréticos, fazendo com que o organismo elimine mais urina e consequentemente melhore a retenção. Conheça algumas receitas de chás para retenção de líquidos e desinche já:

Chá verde

O chá verde já um velho conhecido de quem faz dieta, já que ele faz com que o intestino também funcione corretamente. O chá verde colabora para a eliminação de tudo o que o organismo possui, mas não precisa. Isso faz com que o líquido retido seja expelido através da urina.

Para fazer o chá verde basta colocar as folhas verdes em água quente sem que a água ferva. Deixe as folhas na água por cerca de 3 minutos no fogo. Depois desse tempo, tire as folhas coando o chá e ele está pronto para o consumo.

Muitas mulheres preferem beber o chá verde ao invés da água, para isso elas colocam o chá em uma garrafinha e o levam para o trabalho, academia, para a aula ou qualquer outro lugar.

Chá de erva doce

O chá de funcho, de anis, maratro ou de erva doce, como é mais conhecido, possui grandes propriedades diuréticas, o que faz com que todo o líquido extra presente em seu organismo seja expelido através da urina. Ou seja, o chá de erva doce é ótimo para quem sofre com a retenção de líquidos.

Além disso, ele também é ótimo para ajudar a eliminar os gases, além de ser relaxante e agir como vermífugo em nosso organismo. Certamente sua avó já disse para tomar o chá de erva doce quando estiver com cólica e, ela esta certa! O funcho possui propriedades calmantes e relaxantes musculares, aliviando as dores causadas pela menstruação.

Você encontrara no mercado o chá de erva doce para infusão, aquele que basta aquecer a água e colocar o saquinho. Mas você também pode fazer direto da erva, basta pegar as sementes da erva doce e colocar em água quente, deixando em infusão por alguns minutos. Em seguida, basta coar o chá e beber.

Chá de carqueja

Quando a carqueja entra em contato com a água quente, ela é capaz de ativar o metabolismo fazendo com que o seu organismo se regule. Esse chá também é usado como aliado para prevenir e combater uma série de doenças, graves ou não.

Entre os outros benefícios desse chá, ele é ótimo para controlar diabetes, combater infecções gástricas e intestinais, desintoxica o fígado e ainda previne anemias. Essas são apenas alguns de seus benefícios, pois a carqueja ainda é boa para muitos outros problemas de saúde.

Por ser diurética, ela estimula a eliminação dos líquidos através da urina, o que ajuda a combater a retenção de líquidos e desinchar o organismo.

Para fazer o chá de carqueja basta acrescentar 2 colheres de sopa de folhas de carqueja picadas em meio litro de água já fervida. Mas é importante que você acrescente as folhas somente depois que a água ferver e você desligar o fogo. Feito isso, espere cerca de 15 minutos, coe o chá está pronto para o consumo.

Como o chá de carqueja tem um gosto bem amargo, se preferir, adoce com mel, nunca açúcar.

Chá de hibisco

O chá de hibisco tem propriedades antioxidante a anti-inflamatória, além de ser diurético. Mas para isso, é preciso ingerir cerca de meio litro a um litro do chá de hibisco por dia.

Para preparar o chá basta ferver as flores e botões do Hibiscus sabdariffa, coar e beber. Para facilitar o preparo, você encontrará no mercado as folhas de hibisco secas, prontas para preparar a infusão do chá.

Há também versões prontas do chá de hibisco e ainda com diversas opções de sabores, como abacaxi com hortelã, limão e até mesmo frutas vermelhas.

Vale ressaltar que para acabar com a retenção de líquidos é indicado além da ingestão dos chás a mudança de outros hábitos, como evitar refrigerantes, sal em excesso e outros alimentos que contenham sódio.