Como acabar com a retenção de líquido

Tempo de leitura: 4 minutos

Como acabar com a retenção de líquido

A retenção de líquido é um problema que além de ser desconfortável causa um terrível inchaço na região abdominal, o que para as mulheres é terrível. Mas é possível acabar com a retenção de líquido apenas tomando alguns cuidados e conhecendo alguns truques! Confira:

O que causa a retenção de líquido

A retenção de líquidos pode ser causada por alguns problemas de saúde como a hipertensão arterial, problemas renais, hipotireoidismo, problemas no fígado e até mesmo insuficiência vascular.

Outras coisas ainda podem causar a retenção, como a TPM e até mesmo o uso de anticoncepcionais com alta dosagem hormonal. O excesso de sal nos alimentos também pode provocar o problema, já que o sódio é um grande inimigo do equilíbrio hídrico do nosso organismo.

Você pode começar a se cuidar para evitar a retenção de líquido, como por exemplo, conversar com seu ginecologista para encontrar um anticoncepcional que não tenha tantos hormônios e também diminuir a quantidade de sal ingerida. Além disso, você também pode acabar com a retenção de líquidos de outras formas.

Beba água

A água é uma grande aliada para acabar com a retenção de líquidos. Você já deve estar cansada de saber que o recomendado é beber 2 litros de água por dia no mínimo. E isso não é a toa. Bebendo água durante o dia todo faz com que o seu organismo esteja sempre hidratado.

Com o organismo hidratado, você garante o bom funcionamento dele, colaborando também para um maior volume sanguíneo. Isso faz com que as células fiquem irrigadas e o organismo não retém sódio, que é um grande vilão da retenção de líquidos.

Mas atenção! Não adianta beber todos os 2 litros de água de uma vez. Ingerir grandes quantidades de água em uma única vez ao dia pode causar danos e problemas sérios. O ideal é sempre ter uma garrafinha de água ao lado e ir bebendo ao longo do dia.

Tenha uma alimentação equilibrada

Uma alimentação saudável e equilibrada é o ideal para ter uma boa saúde, manter o organismo funcionando corretamente e também acabar com a retenção de líquidos.

O primeiro passo é cortar os alimentos que contenham grandes quantidades de sódio, como é o caso do sal. Prefira o sal rosa do Himalaia, que é mais saudável por não ser refinado. Os alimentos diuréticos também ajudam a eliminar os líquidos acumulados.

O suco detox pode ser um aliado nessa luta, pois o abacaxi e a couve são ótimos para estimular a eliminação de gorduras e líquidos através da urina. Outros alimentos que também ajudam são o limão, a cenoura, melancia entre outros.

Corte o refrigerante

Se você já fez alguma dieta sabe o quanto o refrigerante é prejudicial para a sua saúde e colabora par ao ganho de peso. Mas saiba também que o refrigerante é um grande causador da retenção de líquidos.

Isso acontece porque a bebida contém uma enorme quantidade de sódio e de açúcares, o que colabora também para a retenção de líquidos em nosso organismo. Por esse motivo é importante cortar todo e qualquer refrigerante de seu cardápio e isso inclui aqueles que são zero açúcar e os light.

Faça massagens

A famosa frenagem linfática é fantástica para acabar com a retenção de líquidos. Mas esse método estético é mais indicado para casos graves do problema, além também de não ser tão barato assim.

Porém você pode recorrer a outros tipos de massagens que estimulam a eliminação dos líquidos acumulados em seu corpo, ajudando a acabar com a retenção de líquidos. Você mesmo pode massagear as pernas utilizando cremes hidratantes para facilitar. Isso estimula o bom funcionamento da corrente sanguínea, melhorando o sistema linfático.

Uma boa dica para acabar com a retenção de líquidos é massagear os carocinhos presentes na virilha, que também são conhecidos como linfonodos. Isso faz com que você ative esses linfonodos e alivie o problema da retenção de líquidos.

Caminhadas, evitar ficar muito tempo de pé ou sentada também são formas de ajudar a melhorar e prevenir a retenção de líquido. Vale ressaltar que o uso de salto alto também pode agravar o problema. Ao sentir desconfortos e notar os inchaços pelo corpo, o ideal é buscar ajuda médica para analisar se será necessário algum tipo de tratamento para retenção de líquidos.