Como Eliminar a Retenção de Líquido na Barriga

Tempo de leitura: 4 minutos

Como Eliminar a Retenção de Líquido na Barriga
5 (100%) 1 vote

Como Eliminar a Retenção de Líquido na Barriga

Sete dicas de para você eliminar a retenção de líquidos na barriga
Quem não quer perder aquela barriguinha e ficar com o corpo mais esbelto, não é mesmo? E é sempre uma batalha, já que o abdômen é uma das áreas que mais retém líquidos e gordura, o que afeta diretamente na nossa autoestima, já que é uma área exposta, especialmente no verão. E há muitos fatores que influenciam nesse problema, como um estilo de vida sedentária, com muito estresse, além da ausência de atividades físicas e uma alimentação desregrada.

Mas acalme-se, pois é possível diminuir essa silhueta do nosso corpo. Para isso, elaboramos um guia com sete dicas de como eliminar a retenção de líquidos na barriga. Com elas você poderá diminuir sensivelmente aquelas gordurinhas indesejáveis, ter um abdômen trabalhado e ainda perder peso. Confira!

1. Cuidado com o sódio

O sódio, muito presente no sal e em diversos alimentos, pode ser um grande inimigo do corpo caso seja consumido em excesso. Isso porque, o sódio presente no sal contribui para a retenção de líquido no corpo. E é bastante comum que se exagere na dose do sal na hora de temperar os alimentos, bem como no momento de comprar produtos que contenham sódio demais. Para ajudar a combater o sódio contido no sal, recomenda-se o consumo de alimentos com potássio (casos do abacate, da banana, da beterraba, do amendoim, da semente de abóbora, do mamão papaia, da lentilha e da ervilha cozidas, dos sucos de uva e de laranja e do iogurte e do leite desnatados), pois este elemento ajuda a neutralizar os níveis de sódio no organismo e equilibra o pH do corpo.

2. Beba mais água

A água é um elemento importantíssimo para o organismo e não pode ser deixado de lado. Especialistas recomendam a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia, mas a quantidade vai depender de sua dieta e do quanto de atividade física você pratica. Uma dica boa que vai ajudar a diminuir a retenção de líquidos é beber em jejum um copo de água ao acordar. Isso vai melhorar o seu metabolismo e ajudar a queimar mais gorduras.

3. Descarte os refrigerantes

Não é delicioso um belo copo de refrigerante bem gelado para aliviar aquele calorzão? O problema é que nele há muito sódio que, como já vimos, ajuda a reter mais líquidos no corpo. Além disso, refrigerantes podem ser bastante calóricos, principalmente se você for uma grande fã desse tipo de bebida. O ideal é que você evite ao máximo e deixe apenas para bebericar refrigerantes em festinhas ou em um evento especial. Sua barriga e seu organismo agradecem.

4. Atenção com o que você come

É fundamental fazer uma análise sobre o que você come e procurar diminuir aqueles alimentos que fazem você ganhar peso. Uma reeducação alimentar é importante para você parar de engordar, o que contribuirá para a redução da barriguinha, e basear a sua dieta em alimentos mais saudáveis. Frutas, legumes, verduras e cereais integrais devem fazer cada vez mais parte do seu cardápio. Outra dica que vai te ajudar: faça mais refeições durante o dia, mas coma em menor quantidade, assim você controlará sua fome sem precisar comer mais do que o devido. E mastigue bem e tranquilamente, isso ajudará a atingir a saciedade mais rapidamente.

5. Consuma mais alimentos diuréticos

Uma dica para você acelerar a eliminação de líquidos do organismo é consumir os alimentos chamados de diuréticos. Eles ajudam a desinchar e também a eliminar toxinas de seu corpo. Confira quais são os diuréticos naturais: maçã, laranja, maracujá, morango, melão, melancia, kiwi, abacaxi, limão, pimentão, beterraba, cebola, agrião, alho, espinafre, salsinha, pepino, alho-poró, tomate e aspargo.

6. Faça atividades físicas

Não tem jeito. A forma mais eficaz de eliminar gorduras e diminuir a barriga é a prática de exercícios físicos. Você poderá conciliar uma sessão de atividades aeróbicas (caminhada, corrida, natação, dança etc.) com sessões de exercícios abdominais para tonificar os músculos da região.

7. Dormir faz bem

Você sabia que dormir emagrece? Então, com o corpo descansado, ele vai se renovar e este é apenas um dos vários benefícios oferecidos por uma boa noite de sono. Agora, se você dormir menos de seis horas, por exemplo, seu organismo aumentará a produção de uma substância chamada cortisol, responsável por acumular gordura em várias partes do corpo, incluindo a barriga.