Como emagrecer com saúde

Tempo de leitura: 4 minutos

Como emagrecer com saúde

Se deseja emagrecer com saúde e conseguir o peso ideal, já deve ter visto ou ouvido falar sobre dietas mirabolantes, máquinas ultra tecnológicas que garantem emagrecimento, suplementos milagrosos, pílulas, entre outros.

O fato é que existem muitos achismos e mitos por trás dessas milagrosas “soluções”, a grande maioria se trata apenas de propaganda e promessas de emagrecimento ilusórias, divulgadas pela mídia e famosos.

As dietas muito restritas, com diversas eliminações de alimentos vão fazer você perder peso de forma muito rápida, porém, também poderão trazer diversas consequências a sua saúde por cortar nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.

Além disso, essas dietas mirabolantes podem surtir curto efeito, ou seja, em curto espaço de tempo seu peso anterior retornará ou até poderá aumentar. Queimar as gorduras corporais pode ser até fácil, se você possuir informações e seguir meios corretos com a dieta, exercícios, dedicação e foco em seu objetivo.

Como perder peso com saúde

É indiscutível que perder peso da maneira mais saudável possível está ligado diretamente à alimentação e a prática de atividades físicas.

Exercícios físicos podem te auxiliar na queima de gordura e te deixar com um corpo mais bonito esteticamente, porém, a grande maioria dos resultados estão associados com alimentação saudável e nutritiva.

Isso não significa necessariamente ter de seguir dietas chatas e sem sabor, que podem te desanimar logo de início. Para perder peso com saúde é necessário que saiba como são acumuladas e queimadas a gordura no corpo.

Preocupe-se com as calorias que precisam ser eliminadas, mas conheça também como as calorias devem ser ingeridas (quantidade, qualidade, etc.), alinhe ambos, dieta e exercícios. Se possuir condições de se exercitar pelo menos 4 dias na semana, você poderá ver grande diferença à medida do tempo.

Algumas dicas

  • Não se apresse, não há necessidade de excluir um alimento preferido do cardápio da noite para o dia, vá diminuindo a quantidade e frequência, até substituí-lo completamente por outro melhor.
  • Defina horários certos para suas refeições, o recomendado é que sejam a cada 3 horas. Pois isso manterá seu metabolismo acelerado e trará maior saciedade.
  • Não coma depressa, mastigue bem e devagar.
  • Substitua alimentos industrializados por produtos frescos e naturais, pois são muito mais saudáveis.
  • Se adapte a ingerir alimentos que auxiliem na queima de gordura como linhaça, quinoa, chia, ervilhas, feijões, grão de bico e arroz integral.
  • Mantenha no cardápio alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes e verduras.
  • Mantenha a ingestão de frutas uma ou duas vezes por dia.
  • Combine alimentos equilibrando carboidratos, proteínas, nutrientes, fibras, vitaminas minerais e boa gordura.

Principais refeições

  • Inicie a refeição com um prato de salada, assim não sentirá vontade de extrapolar nos demais alimentos.
  • Tente trazer variedades ao prato, quanto mais colorido mais variedades de nutrientes.
  • Substitua o óleo convencional por azeite, e reduza os molhos prontos para salada.
  • Dê prioridade a ingestão de carne vermelha, frango, frutos do mar e peixes.
  • Substitua frituras por alimentos cozidos ou grelhados.
  • Ovos fornecem ótima quantidade de proteínas, mas priorize os cozidos.
  • Se sentir vontade de comer massas, evite os molhos. De preferência ao sugo.

Não ignore as calorias nas bebidas

Muitas bebidas são excessivamente açucaradas, como álcool, sucos, refrigerantes, entre outros. Se você está ingerindo um desses, então está adquirindo calorias desnecessárias para seu corpo. A melhor bebida para quem está de dietas é a água.

A água manterá seu corpo em constante processo de hidratação e o deixará mais saudável. A recomendação é tomar em média 2 litros de água por dia.

Cuidado com a obsessão com a balança

Tenha cuidado e bom senso ao subir na balança, pois isso poderá trazer obsessão. Não é aconselhável pesar-se com muita frequência.

Ao invés de depositar sua confiança na balança, observe seus resultados e veja se está contente com o que já conquistou: bem-estar, mais disposição, roupas menores, isso lhe estimulará ainda mais.

O peso de uma pessoa pode variar, por inúmeras razões, por esses e outros motivos a balança nem sempre reflete seu atual peso, pois retenção líquida, distúrbios hormonais, TPM, entre outros, podem alterar o seu ICM (índice de gordura corporal).

Portanto, procure manter uma dieta equilibrada, associe exercícios físicos e observe como seu organismo está se adaptando a nova reeducação alimentar.

Emagreça com saúde!