Tempo de leitura: 4 minutos
Como fazer detox
Como funciona: As toxinas existentes em nosso corpo são presentes não só nos alimentos, mas na poluição do ar, em remédios, bebidas alcoólicas e até nos produtos de beleza.
Essas toxinas se prendem nos tecidos do corpo e impedem que haja saciedade. Além de contribuir no aumento de peso e promover dificuldades em perdê-lo, pode gerar também problemas de pele, dores de cabeça, intestino preso, falha na memória, inchaço e aumenta consideravelmente para o surgimento de novas doenças.
Muitos nutricionistas explicam que o próprio corpo é responsável pelo processo de desintoxicação, mas a quantidade de resíduos que uma pessoa é exposta todos os dias é maior do que nossa capacidade de eliminá-los. Aí que entra a dieta detox.
A dieta detox diz respeito a uma oportunidade de transformação do seu estilo de vida. A grande ideia disso é dar as pessoas a chance de realizar um projeto para sua vida, que esteja sempre em perfeito cumprimento de uma maior qualidade de vida.
Atualmente a dieta detox tem ganho grande popularidade por apresentar um passo a passo simples a ser cumprido e também porque apresenta rápidos resultados.
Benefícios do detox
O detox é uma boa alternativa para quem quer perder peso em um curto espaço de tempo, porque muitos programas aliados ao detox garantem uma perda de peso considerável em apenas 7 dias.
Em muitos casos é até possível que você chegue ao seu peso ideal em apenas 21 dias. É algo bem rápido, não é mesmo?
Muitas pessoas já conseguiram e a internet está cheia de depoimentos sobre o assunto. Mas o que é preciso para conseguir perder peso?
Primeiro, cumprir com rigidez aquilo que a dieta prega, dessa forma conseguirá grandes resultados sem expor sua saúde a riscos.
Modo de fazer
Para iniciar o processo, é preciso 2 dias para que a chamada desintoxicação aconteça, para isso é preciso muita disciplina e determinação, primeiramente porque durante esses 2 dias, a única coisa que você vai consumir serão líquidos.
Por exemplo, água, sopa, suco soro, melancia… O que pode trazer grandes resultados é o suco de limão, porque ele possui ação adstringente, que faz com que haja uma certa limpeza no intestino. Mas é necessário muito cuidado nessa etapa porque será necessário se alimentar a cada 2h e eliminar líquido, bastante líquido. Então, xô retenção líquida!
Já no 3° dia de detox é preciso que readapte sua alimentação a alimentos sólidos, priorizando aqueles ricos em água, fibras e antioxidantes.
É necessário repetir esse processo de dieta detox por não mais de 15 dias, sendo preciso interrompê-lo depois. Porém, essa interrupção não quer dizer que deva voltar a antiga alimentação desregrada.
O ideal é continuar o processo de forma mais leve, e a partir de 21 dias retornar ao processo detox novamente, iniciando pela desintoxicação e partindo para reeducação alimentar.
Como se alimentar?
As receitas detox são muitas, e em geral todas possuem boa ação sobre o organismo. No caso dos alimentos sólidos existem algumas receitas simples que podem fazer parte da dieta. Alguns alimentos que podem fazer parte de seu cardápio são:
- Farinha de linhaça;
- Verduras verdes;
- Arroz integral;
- Frutas;
- Carne magra de preferência;
- Azeite de Oliva;
- Óleo de coco;
- Castanhas;
- Leite de coco;
- Abacate;
- Sardinhas;
- Nozes;
- Gergelim.
Alimentos com pouca caloria e livres de gorduras são ideais para compor essa fase de reeducação, que serve justamente para que o corpo se adapte as novas mudanças alimentares. Essa sim deve ser a maneira equilibrada de perder peso.
Se conseguir introduzir na alimentação ingredientes mais saudáveis e tirar os prejudiciais e tóxicos, você irá aumentar suas chances de conseguir a redução de peso e incrementar mais vitalidade a sua saúde de forma geral.
Benefícios da dieta detox
O detox ajuda o organismo na função de eliminar toxinas, mas é necessário a ingestão dos alimentos certos para ter mais equilíbrio e disposição, até porque não se trata apenas de perder peso ou barriga, mas de adquirir mais saúde.
A dieta detox impede a entrada de toxinas e auxilia a expulsão de tudo o que não faz bem ao corpo, não somente gorduras. Ajuda o intestino a funcionar da forma correta, agindo como um filtro e impedindo que tais toxinas alcancem o fígado. Dessa forma ele não fica sobrecarregado e consegue trabalhar da melhor forma possível.
Portanto, que tal começar a mudar sua alimentação hoje mesmo?