Dieta de frutas

Tempo de leitura: 4 minutos

Dieta de frutas
5 (100%) 1 vote

Dieta de frutas

A dieta das frutas é uma dieta nova que promete a perda de peso bem rápida, com ela é possível perder até 4 kg em e 3 dias e por ser uma dieta muito restritiva, não é recomendado que se faça essa dieta por mais de 3 dias. Isso porque, por mais que as frutas sejam saudáveis, elas não oferecem todos os nutrientes necessários e como é uma dieta com baixa quantidade de carboidratos, você pode se sentir mais cansada do que o usual.

Na verdade, o nome é dieta de frutas, mas você também vai ingerir proteínas magras de alto valor biológico, ou seja, é uma dieta com baixo teor de gordura e baixa quantidade de carboidratos. A maior parte da perda de peso com a dieta de frutas é devido ao desinchaço, isso porque as frutas são altamente diuréticas, então você vai acabar perdendo bastante líquido.

Como fazer a dieta de frutas

Para emagrecer adequadamente com a dieta de frutas é importante não pular nenhuma refeição e normalmente fazemos 6 refeições por dia. Fazer todas as refeições é importante para que você não acumule gordura e também para que não fique com muita fome e acabe comendo mais do que o necessário.

Na hora de escolher as frutas para a dieta de frutas priorize as frutas vermelhas e as frutas gordurosas, como o abacate e o coco. As frutas vermelhas têm menos frutose e tem antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce. As frutas gordurosas são ricas em gordura boa, que vai te ajudar a perder peso e se manter mais tempo saciado. É importante evitar frutas com muita frutose, como a laranja, o abacaxi, a uva e entre outras frutas.

A proteína utilizada deve ser magra, como o frango, o peixe ou a soja. O leite de soja pode ser um grande aliado na dieta de frutas, pois você pode bater ele com as frutas e ir tomando durante o dia, principalmente porque no primeiro dia da dieta é melhor que você consuma apenas líquidos.
Você também pode utilizar legumes crus, temperados apenas com limão e azeite, nas suas refeições no segundo e no terceiro dia, mas apenas em uma refeição do dia. No resto do dia você pode comer frutas picadas.

Conclusão

Como essa é uma dieta que emagrece rápido, você vai acabar perdendo massa magra e, consequentemente, desacelerando o metabolismo, por isso é interessante que ao final da dieta você ainda mantenha um cardápio com baixa quantidade de calorias, além de praticar exercícios físicos, ou você vai acabar engordando tudo de novo.

De uma forma geral, a dieta de frutas é boa para a perda de peso rápido, mas ela deve ser apenas um passo para uma alimentação mais saudável. Ao final da dieta continue comendo frutas, mas introduza massas integrais, leguminosas e todos os grupos de alimentos que são essenciais para a nossa saúde.

Como falei acima, a dieta de frutas é bem restritiva, por isso é importante que ela seja feita apenas por 3 dias e caso queira fazer a dieta novamente, espere pelo menos 40 dias até reiniciar, se você tentar fazer essa dieta por muito tempo pode acabar até mesmo perdendo o cabelo, além de outros efeitos colaterais bem mais impactantes na sua saúde.

Se você começar a sentir dores de cabeça, tontura, fraqueza ou sonolência, interrompa a dieta de frutas imediatamente, lembre-se que a sua saúde vem sempre em primeiro lugar e você com certeza não querer parar no hospital por causa de uns quilos a menos. Até mesmo porque, se você ficar doente por causa da perda de peso, você vai ter que tomar suplementos e vai acabar engordando tudo de novo ou até mesmo pode ganhar mais peso do que perdeu.

Outro detalhe importante, é que a dieta de frutas não deve ser seguida por pessoas que tenham qualquer tipo de problema de saúde, incluindo diabetes ou qualquer tipo de deficiência. Então, antes de começar essa dieta é importante que você faça uma consulta com um médico e cheque como está o seu estado de saúde.

Antes de começar a dieta de frutas, avalie se essa dieta é mesmo adequada para você e se ela é o que você procura. Se essa for mesmo a dieta que você quer fazer, siga os passos direitinhos e você vai conseguir perder os quilos que deseja.

Veja também: Sucos Detox e Plano Detox Rosi Feliciano.