Dieta detox cardápio simples

Tempo de leitura: 4 minutos

Dieta detox cardápio simples
5 (100%) 1 vote

Dieta detox cardápio simples

A dieta detox virou a queridinha de muitas pessoas e não é para menos. Apesar de não ser uma dieta voltada para a perca de peso, a dieta detox ajuda a elimina diversos quilos e ainda te faz se sentir muito melhor, já que ela também ajuda o organismo a funcionar melhor.

Conheça todos os benefícios da dieta detox e confira um cardápio simples:

O que é dieta detox

A palavra “detox” vem de desintoxicação. Ou seja, a dieta ajuda a desintoxicar os organismo de todas as toxinas e consequentemente também colabora na eliminação de gorduras. A princípio alguns alimentos considerados detox era utilizados apenas para limpar o organismo após algum evento ou ocasião que as pessoas tenham exagerado na comida.

Porém o cardápio ficou mais aprimorado e as pessoas passaram a utilizá-la para perder peso. Apesar de ajudar emagrecer, a principal tarefa dessa dieta é mandar embora tudo o que o seu corpo não precisa.

Alimentos detox

Alguns alimentos já ganharam a fama de limpar o organismo, como é o caso do famoso suco verde, feito com vegetais e outros ingredientes que juntos fazem uma limpeza em seu corpo. Mas ainda existem outros alimentos que podem ser incluídos em seu cardápio e outros que devem ser evitados. Carnes vermelhas e carboidratos estão na lista dos alimentos evitados na dieta detox.

Os alimentos permitidos na dieta são: todas as frutas, incluindo as “berries” (blueberry, red Berry, Açaí, goji Berry e outras); verduras verdes como a couve; linhaça; arroz integral; carnes magras como frango ou peixe; castanhas e nozes; azeite de oliva, óleo e leite de côco e mais alguns alimentos.

Vale ressaltar que ao tirar os alimentos considerados ruins para o nosso corpo e incluir os alimentos detox, você estará passando por uma reeducação alimentar. A princípio é necessário evitar todos os alimentos ruins para conseguir bons resultados. Posteriormente, você poderá comê-los às vezes, porém sempre sem exageros.

Cardápio detox

Confira algumas opções de cardápio para o seu dia a dia com uma dieta detox:

Café da manhã

A primeira refeição de uma dieta detox é o famoso suco verde. A mistura de couve, limão, abacaxi e gengibre é ótima para acelerar o metabolismo e desintoxicar o organismo de todas as toxinas que fazem mal. O suco também é bom para combater a retenção de líquidos.

Para completar o seu café da manhã, coma alguma fruta, porém nada de exageros. Você pode optar pelo próprio abacaxi in natura, maçã, mamão ou até mesmo morangos.

Lanches (manhã e tarde)

Os lanches da manhã e da tarde são fundamentais para manter o seu organismo nutrido e evitar a fome. Assim na próxima refeição você comerá apenas o suficiente para se saciar, sem exageros.

Uma boa opção de lanche é um punhado de castanhas ou ainda de nozes. Você também pode trocar as oleaginosos por alguma outra fruta.

Almoço

O almoço ideal de uma dieta detox contém um prato generoso de folhas verdes, além de serem pouco calóricas elas também regulam o intestino a funcionar melhor. Você também pode incluir um carboidrato complexo através de uma pequena porção de arroz e a proteína.

A proteína precisa ser grelhada, nunca frita. Você pode escolher entre o frango ou até mesmo o peixe, que são carnes magras. Outra opção de proteína no almoço são 2 ovos cozidos.

Jantar

O jantar é onde mora o perigo. Muitas pessoas preferem ingerir carboidratos a noite, por ser um prato mais rápido e prático. Outras já preferem pedir comida, como pizza ou lanches. Esses alimentos não fazem parte de um jantar saudável e muito menos de uma dieta detox.

Na dieta detox o jantar ideal é uma sopa de vegetais, mas lembre-se: nada de batatas, mandioquinha ou qualquer outro tipo de raiz que contenha carboidratos. Uma dica é preparar uma sopa de cenoura e gengibre.

Você também pode optar por vegetais cozidos e uma proteína grelhada, como o frango ou peixe.

Lembre-se que o intuito da dieta detox é limpar o seu organismo, mas seus benefícios são tantos que ela também colabora no processo de emagrecimento. Vale ressaltar que uma dieta para funcionar e ser um sucesso precisa ser mantida por um período, pois somente assim o seu corpo se acostumará com o novo peso e a nova alimentação.