Dieta para quem tem hipotireoidismo e quer emagrecer

Tempo de leitura: 4 minutos

Dieta para quem tem hipotireoidismo e quer emagrecer
5 (100%) 3 votes

Dieta para quem tem hipotireoidismo e quer emagrecer

O hipotireoidismo é uma disfunção na tireoide, onde a glândula produz pouco hormônio e como consequência o metabolismo fica mais lento e o portador tem mais dificuldade para emagrecer.

É importante que quem tem a doença faça consultas regulares com um endocrinologista, pois ele irá passar o medicamento na dose certa e se a pessoa sentir que está ganhando muito peso sem justificativa, pode ser que a dose do medicamento esteja errada. Isso porque quando o medicamento está sendo tomado na dose certa, a perda de peso fica bem mais tranquila.

Além do ganho de peso, o portador de hipotireoidismo pode apresentar outros sintomas de que o medicamento esteja sendo dado na dose errada, como:

  • Cansaço;
  • Insônia;
  • Tontura;
  • Fraqueza;
  • Unhas e cabelos quebradiços;
  • Intestino preso;
  • TPM exagerada.

Caso você esteja apresentando dois ou mais sintomas desses, é importante procurar um médico.

Alimentos que estimulam a tireoide

Além da medicação (que você não pode relaxar, heim!), você também pode usar alguns alimentos ao seu favor. Esses são alimentos que estimulam essa glândula e como consequência vão acelerar seu metabolismo e ajudar a queimar aqueles quilinhos extras.

Os principais alimentos são:

Algas marinhas

Algas marinhas são ricas em iodo e é o déficit desse mineral é o que causa o hipotireoidismo e por isso repor esse nutriente no nosso corpo é extremamente importante para dar aquele up na tireoide e ajudar na perda de peso.

As algas marinhas também possuem selênio, outro nutriente importante para o bom funcionamento da tireoide.

Frutos do mar

Os frutos do mar também são ricos em iodo, mas assim como no caso das algas marinhas, é preciso tomar cuidado com a ingestão, afinal o sal que consumimos também é rico em iodo.

Os peixes mais recomendados são salmão, sardinha e atum, mas como alguns são calóricos, como o salmão, é preciso comer com moderação.

Quinua

A quinua também é rica em selênio, ajudando na perda de peso das pessoas que tem hipotireoidismo. Além do selênio, ela também é rica em fibras, ferro, cálcio, magnésio, potássio e zinco.
Por ser um alimento com baixo potencial calórico e ser rico em proteínas, ela ajuda ainda mais na perda de peso, mesmo para quem não tem hipotireoidismo.

Frutas ricas em vitamina C

A vitamina C é muito importante para auxiliar o bom funcionamento da tireoide, então o consumo desses tipos de frutas é necessário para a perda de peso, mas assim como os frutos do mar, algumas frutas, como a laranja, podem ser bem calóricas, então é necessário consumir com moderação.
As frutas com mais vitamina C são: acerola, laranja, limão, caju, goiaba e mamão. Existem também legumes ricos em vitamina C, como o pimentão e a batata.

Castanha-do-pará

Mais um alimento rico em selênio e que por isso também pode ser um grande aliado na perda de peso. A castanha-do-pará tem também ômega 3, uma gordura poli-insaturada, que assim como o selênio e o iodo, também é importante para o bom funcionamento da tireoide.

Como a castanha-do-pará é calórica, seu consumo deve ser limitado a uma ou duas castanhas por dia. Você pode consumir pura ou misturar na comida, como nas saladas ou no arroz, na forma triturada.

Conclusão

Existem ainda outros alimentos que ajudam no funcionamento da tireoide e consequentemente ajudam na perda de peso das pessoas que tem hipotireoidismo. O importante é sempre buscar pelos alimentos que possuem as vitaminas e os minerais citados acima.

Use a lista acima como base e procure sempre diversificar a alimentação, assim vai ser mais fácil se manter na linha e perder peso, um dia faça um suco verde com laranja e no outro coma um mamão, por exemplo.

Mas não basta se alimentar adequadamente para perder peso, é necessário também fazer a prática constante de exercícios físicos, afinal esses alimentos não queimam gordura sozinhos, eles apenas aumentam o metabolismo.

Fazer uma dieta balanceada também é essencial para quem quer perder peso, independente de ter hipotireoidismo ou não. Coma todas as classes de alimentos, com as quantidades certas de vitaminas e minerais, além dos outros nutrientes essenciais, mas não exagere em nada.
E então, bora perder peso mesmo com o hipotireoidismo?