Dieta sem carboidrato

Tempo de leitura: 4 minutos

Dieta sem carboidrato

Os carboidratos são muito comuns nas refeições do dia a dia, são eles que respondem por grande parte das calorias ingeridas diariamente. Naturalmente se transformam em açucares durante a digestão, gerando um aumento significativo na taxa de glicemia.

Dessa forma os carboidratos contribuem para o aumento de peso e a sensação de “estar sempre com fome”. Esses malefícios estão levando cada vez mais pessoas a adotarem uma dieta sem carboidrato.

BAIXE AGORA O E-BOOK COM 200 RECEITAS LOW CARB

Tipos de carboidratos

A divisão dos carboidratos ocorre em dois grupos. Um é composto pelos monossacarídeos, conhecidos como carboidratos simples e o outro formado pelos polissacarídeos, ou melhor, conhecido como carboidratos complexos.

Os que mais prejudicam as pessoas que querem perder peso são os carboidratos simples. Sua composição química simples é facilmente decomposta na digestão, fazendo assim, com que a absorção de açucares seja mais rápida.

De forma geral, os carboidratos simples causam excesso de calorias. Mas o efeito que ele causa vai além de elevar os níveis de açúcar na corrente sanguínea, pois logo em seguida esses níveis caem de forma brusca, causando sensação de fome, dessa forma quem ingere esses carboidratos, acaba sentindo necessidade de comer mais vezes, e por consequência, acabar ingerindo mais calorias.

Já os carboidratos complexos são o oposto, sendo mais resistentes ao processo de digestão, não causam aumento ou queda súbita de níveis de açúcar. Porém, de forma geral, os efeitos são semelhantes, no entanto, menos intensos.

BAIXE AGORA O E-BOOK COM 200 RECEITAS LOW CARB

Uma dieta sem carboidratos:

Uma dieta sem carboidrato diz respeito a um corte radical na ingestão desses nutrientes.

A dieta oferece grande potencial para quem deseja ter uma boa perda de peso, já que esses carboidratos se convertem em açúcar e são responsáveis por boa parte de calorias ingeridas diariamente.

No entanto, essa é uma dieta que exige disciplina e planejamento, uma vez que o grande vilão está presente em praticamente todos os alimentos, principalmente nas guloseimas.

Os resultados de uma dieta sem carboidrato geralmente são vistos a curto prazo, de modo que pode oferecer rapidamente uma motivação visível. Porém, para seguir a regra e todas as exigências dessa dieta, é necessário conhecer alguns alimentos livres de carboidratos.

BAIXE AGORA O E-BOOK COM 200 RECEITAS LOW CARB

Alimentos sem carboidrato

Dieta Cetogênica Cardápio
Dieta Cetogênica Cardápio

Como muitos sabem boa parte dos alimentos tem carboidratos, saber quais são, e conhecer os alimentos que podem fazer parte do cardápio dessa dieta sem carboidrato é a primeira etapa. Confira!

Carnes: Em geral, carnes são bons alimentos e não possuem carboidrato, além da imensa quantidade de proteínas e vitaminas que podem ser usadas ao favor. O ideal é incluir em sua dieta: frango, peixes, carne suína e bovinas.

Vegetais: vegetais são ótimos alimentos. É aconselhado o consumo de espinafre, couve, alface, pimentões, brócolis, cenoura, etc.

Frutas: elas são grande fonte de carboidratos. Contudo, abacates e tomates são adequados a qualquer dieta sem carboidrato.

Castanhas: de forma geral, possuem um baixo número de carboidratos, é uma boa opção para pequenos lanches durante a dieta.

Óleo vegetal: são ótimos para cozinhar e estão livres de carboidratos, então estão liberados o uso dos óleos de girassol, milho, soja e até mesmo o azeite.

Laticínios: De forma geral, os laticínios possuem um número baixo de carboidratos. Não há porque evitar a ingestão de manteigas, queijos e iogurtes. No entanto, é preciso tomar cuidado com a concentração de gordura de queijos processados e iogurtes não naturais.

Ovos: os ovos têm baixo valor de carboidratos e são ótimas fontes de proteínas.

Temperos:
adicionar temperos corretos aos alimentos com pouco carboidrato pode deixar os alimentos mais saborosos e inibir o desejo de ceder aos carboidratos mais densos, orégano, pimentas e ervas em geral estão liberadas.

Bebidas: grande parte dos sucos tem alto valor de carboidratos, já os refrigerantes têm uma carga enorme de açúcar. Para obedecer a uma dieta sem carboidratos o ideal é o consumo de água pura.

BAIXE AGORA O E-BOOK COM 200 RECEITAS LOW CARB

Dicas

dieta para perder 5 quilos em uma semana
dieta para perder 5 quilos em uma semana

Não é recomendável praticar uma dieta sem carboidrato por grandes períodos de tempos, a falta de carboidrato por período elevado pode causar sérios problemas como irritabilidade, fadiga, problemas para concentração, além de comprometer a prática de atividades físicas.

Uma das formas mais recomendadas é praticar a dieta por sete dias e interrompê-la. Se necessário, ir intercalando entre as semanas. Mas é preciso sim, coordenar direito esse tipo de dieta.

E então, pronta para cortar alguns alimentos de seu cardápio? A não esqueça de conferir também o artigo sobre a Dieta Dukan.

Um grande abraço!