Dietas da moda

Tempo de leitura: 4 minutos

Dietas da moda
5 (100%) 2 votes

Dietas da moda

A briga com a balança é uma guerra antiga para muitas pessoas. Quem tenta perder peso certamente já tentou quase tudo, mas parece que nada dava certo. A cada dia novas dietas da moda surgem, mas será que elas realmente funcionam? Saiba que as dietas da moda podem até te ajudar a perder peso em um curto espaço de tempo, mas elas podem prejudicar a sua saúde e não ajudam em nada quando o assunto é manter o peso. Conheça algumas dietas da moda e saiba tudo sobre elas:

Dieta do tipo sanguíneo

Para fazer essa dieta você precisará saber qual o seu tipo sanguíneo, em seguida irá consultar a lista de alimentos liberados para o seu tipo sanguíneo.

Porém não temos boas notícias para quem escolheu essa dieta da moda. Não existe comprovações científicas que indicam que o emagrecimento tem relação com o tipo sanguíneo e os alimentos ingeridos. O que faz essa ser uma dieta da moda furada.

Ainda por cima ela pode ser prejudicial, já que cada tipo sanguíneo possui um grupo de alimentos bem específicos, o que faz as pessoas excluírem diversos alimentos com nutrientes bons e saudáveis para ela, prejudicando o bom funcionamento de seu organismo.

Dieta do vegano temporário

Pessoas veganas não consumem nenhum tipo de alimento com origem animal, diferentemente das vegetarianas, que ainda comem os derivados como queijos, leite e ovos.

A dieta do vegano temporário consiste em tirar do cardápio todo e qualquer alimento que tenha origem animal, desde carnes, ovos, leite, mel e outros alimentos. Todo os outros alimentos que uma pessoa vegana consome estão liberados, como verduras legumes e frutas. O problema é que um vegano também pode comer açúcares, carboidratos simples, gorduras e outros alimentos que em excesso proporcionam o ganho de peso.

Outro problema dessa dieta da moda é que excluindo os alimentos de origem animal, o organismo pode sentir falta de nutrientes importantes como a proteína animal e o cálcio. Um vegano de verdade sabe como se alimentar corretamente para não faltar esses nutrientes, diferentemente de um vegano temporário, que irá consumir alimentos impróprios para sua dieta.

Outro problema dessa dieta é quando ela acaba. Depois de um bom tempo sem comer carne, ao comê-la será natural sentir um desconforto, já que a carne tem um processo digestivo mais demorado. Ao ingerir grandes quantidades de carne depois de um tempo, poderá ter alguns problemas digestivos.

Dieta sem glúten

Outra dieta da moda é a que cortar todos os alimentos que contenham glúten. Essa dieta ela até que funciona, mas não devido ao corte do glúten.

O glúten é uma proteína encontrada na semente de diversos grãos, como o trigo, cevada, centeia, aveia, malte e em outros. Ao cortar os alimentos que contenham glúten, você estará cortando a maior parte de carboidratos simples, como os pães brancos, bolos e biscoitos os grandes vilões do ganho de peso.

A falta dessa proteína não causa prejuízos a saúde, já que a função dela é colaborar para a fermentação dos grãos.

Dieta dukan ou da proteína

Ao contrário da dieta do vegano temporário, a dieta dukan ou da proteína corta todos os alimentos que não contenham a proteína animal. A dukan possui 4 fases, sendo as duas primeiras as mais críticas, já que são permitidos apenas o consumo de carnes e alguns poucos alimentos.

Essa dieta é muito agressiva e no início faz com que o seu corpo tenha poucos nutrientes e corre o risco de sobrecarregar os rins devido a quantidade de proteína animal. Quem opta por ela precisa tomar mais água durante o dia para conseguir digerir tanta carne.

Como não há o consumo de gorduras, massas e açúcares, a dieta dukan faz sim perder peso. Nas 2 primeiras fases é hora de eliminar tudo o que quer ou precisa, já nas duas últimas será feita uma reeducação alimentar, acostumando o seu corpo ao novo peso e evitando o efeito sanfona.

Apesar de eliminar peso, é uma dieta que pode ser perigosa e causar alguns problemas de saúde.

Se você quer perder peso de verdade o ideal é buscar ajuda de um nutricionista, que irá indicar uma dieta equilibrada de acordo com sua altura, peso, idade e objetivos.

Para complementar a sua dieta eu recomendo o livro Receitas para Emagrecimento e Definição Muscular.