Furosemida emagrece

Tempo de leitura: 4 minutos

Furosemida emagrece
5 (100%) 1 vote

Furosemida emagrece

A furosemida emagrece e é um medicamento indicado para tratamento de retenção de líquidos (edema) provocado por pessoas com queimaduras, distúrbios cardíacos, hepáticos e renais.

Esse remédio provoca efeitos diuréticos e anti-hipertensivos. Sendo considerado um diurético muito forte, ajuda o organismo a eliminar o excesso de líquidos, tornando a pessoa menos inchada.

O sal, a água e outras moléculas normalmente são filtrados pelos rins, e posteriormente eliminados através da urina. Quando há uma disfunção nos rins, ocorre a retenção de líquidos no organismo. O uso da furosemida bloqueia a absorção do sódio, do cloreto e da água pelo sangue, transportando o fluido para os túbulos renais, provocando aumento na produção de urina e sua eliminação.

Edema

É um inchaço causado pela retenção de líquidos nos tecidos, ou seja, é um acúmulo anormal de líquido no organismo. O edema é constituído por uma solução de sais e proteínas do plasma. Pode estar ligado aos sistemas venoso ou linfático e quando ocorre em todo o corpo é chamado de edema generalizado.

Os tipos mais comuns são o edema periférico, cerebral e nos olhos. São classificados em:

Edema comum – composto de água e sal, geralmente é generalizado.

Linfedema – o sistema linfático, devido a alterações em sua estrutura, é impossibilitado de drenar eficazmente a ninfa, podendo levar à uma inflamação crônica e endurecimento da pele, se apresenta no organismo de forma localizada.

Mixedema – edema composto de água, sais e proteínas produzidas pelo hipotireoidismo, possui aspecto duro e de pele opaca, se apresenta de forma localizada.

As causas mais prováveis para o edema são:

  • Falta de prática de atividades físicas,
  • Gravidez,
  • Menopausa,
  • Desnutrição,
  • Queimaduras, entre outras.

Ainda o edema pode ser causado por doenças como a renal, insuficiência cardíaca, doença hepática, diabetes, artrite.

Os sintomas mais comuns do edema são falta de ar e tosse, inchaço da pele, tornozelos, rosto, olhos, dores pelo corpo, rigidez nas articulações, ganho ou perda de peso, hipertensão arterial, dificuldade de respiração.

Para o tratamento dos edemas são indicados medicação de acordo com a causa do inchaço:

  • Medicamentos para diluir o sangue, quando se trata de inchaço causado coágulos;
  • Medicação como a furosemida, indicado para insuficiência cardíaca ou hepática, pois limita a quantidade de sódio, ajudando no equilíbrio corporal.
  • Medicação natural como o vinagre de maçã, chá de salsinha.

Há ainda tratamentos alternativos como massagem que ativa o sistema linfático, ajudando a drenar a retenção de líquidos; e banhos com sal de Epsom (sultato de magnésio oriundo de pedra magnética) que eliminam líquidos e toxinas do corpo.

Como funciona a furosemida? A furosemida emagrece mesmo?

Deve-se atentar que a furosemida emagrece mas é uma medicação que funciona como diurético, impedindo o organismo de absorver muito sal, eliminando o excesso de líquidos através da urina, e consequentemente perde-se peso. A furosemida emagrece devido à essa perda de líquidos!!! Não se elimina gordura!!!

Precauções

A furosemida emagrece, porém, é necessário estar atento à alguns efeitos colaterais provocados pelo uso do remédio:

  • Dor de cabeça e muscular,
  • Fraqueza,
  • Distúrbios gastrintestinais,
  • Sede excessiva,
  • Confusão mental,
  • Sonolência,
  • Alterações visuais,
  • Aumento dos níveis de colesterol,
  • Urticária.

Também a furosemida é contraindicada para mulheres grávidas ou que estejam planejando engravidar durante o uso da medicação, que estejam amamentando, além de pessoas que sejam alérgicas à algum componente da fórmula, apresentem doenças como insuficiência renal, coma hepático, hipopotassemia, hiponatremia, desidratação e alergia à furosemida.

Como tomar a furosemida

Deve ser tomada de forma correta, de acordo com a bula do fabricante do remédio, seguindo exatamente a orientação de uso e de acordo com orientação médica. Como todo medicamento, acostume-se a tomar a furosemida sempre no mesmo horário, para que dificulte o esquecimento.

É recomendável tomar o remédio no período da manhã, para não correr o risco de atrapalhar o sono. Caso ocorra o esquecimento de uma das doses, não tome duas doses juntas. A furosemida emagrece, porém, o fato de administrar mais de uma dose ao mesmo tempo não acelerará o processo de emagrecimento.

Considerações gerais

A furosemida emagrece!

Esteja atento! Não use o medicamento sem conhecimento do seu médico! Pode ser perigoso para sua saúde.

Visite seu médico regularmente e sempre o informe sobre o aparecimento de reações indesejáveis ou qualquer sensação diferente que você sinta no decorrer do tratamento.