Lipoaspiração: Vale a Pena Fazer?

Tempo de leitura: 6 minutos

Lipoaspiração: Vale a Pena Fazer?

A lipoaspiração é um método eficaz para remodelar áreas específicas do corpo. Conheça neste artigo tudo o que você precisa saber sobre lipoaspiração e os cuidados que você deve ter antes e depois do procedimento.

O que é a lipoaspiração?

A lipoaspiração é também chamada de lipoescultura, porém este nome não é muito comum. Esse procedimento é o responsável por remodelar as áreas específicas do corpo, geralmente as mais difíceis de serem remodeladas através dos métodos comuns como exercícios e outras atividades.

A lipoaspiração melhora os contornos do corpo e deixa-os com uma bonita proporção.
Muitas vezes, o que leva as pessoas a procurarem a lipoaspiração é que, mesmo tendo práticas saudáveis, como a prática de exercícios físicos, uma dieta adequada e mesmo realizando dietas específicas, ainda existe uma dificuldade em perder a gordura localizada, que normalmente leva mais tempo para ser diluída no organismo.

Além disso, dependendo de condições específicas, como genética, entre outras, pode não haver melhora significativa no aspecto de uma região sem o procedimento.

Neste caso, a lipoaspiração é mais do que indicada, pois vai remover e tratar a gordura localizada em partes complicadas de se remover, como no peito, na cintura, costas, coxas e outros lugares de difícil remoção através do exercício.

A lipoaspiração pode ser realizada tanto isoladamente, como, dependendo dos casos, pode ser feita em conjunto com outros procedimentos da cirurgia plástica, como uma redução de mama ou outras ainda, dependendo da necessidade do paciente.

Antes de tomar a decisão de realizar este procedimento, é preciso pensar bem e ter certeza de que não é possível emagrecer de outras formas.

Então, deve-se marcar uma consulta com um médico que irá lhe dar todas as informações e analisar suas condições de saúde e aí então lhe indicar os métodos adequados.

Para que o procedimento tenha muito sucesso, é preciso, que durante a consulta, você fale com bastante sinceridade com o médico.

Quando ele lhe perguntar sobre sua saúde, o que você tem realizado em termos de exercícios físicos e até mesmo perguntas sobre o que você deseja em termos de corpo ideal e como é seu estilo de vida habitual, lembre-se de que essas perguntas são importantes para que ele possa determinar as condições para que você realize esse procedimento.

A lipoaspiração é um procedimento seguro, mas é preciso sondar as características dos pacientes, pois cada caso é um caso, e o médico é responsável por avaliar seu estado de saúde e as condições de saúde necessárias para realizar a lipoaspiração. Portanto, responda tudo com a completa sinceridade, isso será bom para você, no final de tudo.

Os questionamentos estão em torno de algumas questões delicadas que envolvem sua saúde e é preciso que esteja preparada para saber sobre tais questões, por exemplo, os motivos que a levam a buscar uma cirurgia, quais são os resultados que você espera obter depois dela, entre outras.

Também será importante debater sobre as condições médicas que envolvem o uso de medicamentos, se você tem algum tipo de alergia ou se está submetida a algum tipo de tratamento médico.

Tudo o que você estiver usando deve ser relatado, como, por exemplo, algum medicamento usual, medicamentos naturais, homeopatia, vitaminas, também deve responder com sinceridade se você fuma, usa álcool ou outras drogas.

E além disso, lhe será questionado se você já teve outras cirurgias, enfim, estas perguntas são muito importantes, e você deve responder a todas com total clareza, pois da resposta virá uma avaliação que lhe indicará o melhor procedimento a fazer.

O médico irá então avaliar o estado de saúde do paciente e procurar ter ideia de todas as condições pré-existentes e fatores de risco. Com isso, poderá fazer fotografias para o prontuário, recomendar tratamentos específicos e lhe falar sobre os resultados e também sobre os riscos e complicações potenciais.

Veja também: Criolipólise: Os prós e contras deste tratamento para eliminar a gordura localizada

Quais são os prós e contras da lipoaspiração?

Já sabemos que a lipoaspiração é um método prático para se retirar aquelas gorduras acumuladas e localizadas, que são realmente difíceis de serem diluídas com as práticas comuns de exercícios físicos.

Também a lipoaspiração serve para remodelar áreas do corpo que, geneticamente ou por outros fatores, lhe causam frustrações e você quer modificar. Porém, é preciso saber que depois da cirurgia há alguns cuidados a tomar e pode haver riscos, esteja atenta antes de tomar esta decisão.

O pós-operatório será um período complicado, portanto é indicado que você use uma cinta modeladora junto com uma placa compressiva por mais ou menos quatro meses.

Neste período, você deve usar roupas mais soltas e deve cuidar especificamente de sua saúde, seguindo todas as recomendações médicas. Deve ter em mente que não irá levantar-se da mesa de operação com um corpo perfeito, o organismo levará um tempo para se restabelecer.

Este é o preço a pagar pelo procedimento operatório, então você deve informar-se muito bem com o médico, que irá lhe esclarecer todas as dúvidas a respeito desse período.

É indicado que você faça sessões de drenagem linfática alguns dias após a cirurgia e pergunte ao médico qual o momento adequado.

A drenagem tem o objetivo de acelerar a recuperação para reduzir o inchaço e principalmente o endurecimento dos tecidos que é a fibrose. Se você não tomar os cuidados necessários, a fibrose pode deixar o tecido muito feio esteticamente. A fibrose é a formação do tecido conjuntivo que na realidade é um processo de cicatrização.

Por isso é importante escolher um centro médico de confiança, com profissionais habilitados nesse procedimento que farão uma correta avaliação dos fatores de risco, e lhe indicarão o melhor a fazer em cada caso.

A saúde é um bem valioso, deve ser cuidadosamente avaliada com os prós e contras para cada situação. Além disso, você deve ter muito cuidado no pós-operatório, para que tudo dê certo em termos de saúde e estética. Portanto, o procedimento é seguro, desde que sejam tomadas as medidas adequadas e se faça com profissionais especializados.

Não caia na tentação de fazer lipoaspiração em lugares que não sejam de confiança, isso conta muito para sua saúde e o sucesso da operação.