Método natural para baixar pressão arterial

Tempo de leitura: 5 minutos

Método natural para baixar pressão arterial

Estima-se que um em cada quatro brasileiros adultos sofrem de hipertensão arterial, a famosa pressão alta. O que põe o Brasil em sexto lugar no ranking, de acordo com o estudo realizado pela American Heart Association, de países com taxas mais altas de mortes por relacionadas a doença, entre homens e mulheres de 35 a 74 anos.

O índice é bastante alto e algumas pesquisas indicam que até 2025, o Brasil pode ter mais de 80% da população hipertensa. São dados alarmantes, não é mesmo?!

Quem convive com esse problema diariamente, sabe que, se não for devidamente tratado, pode levar a complicações como: infarto, derrame ou comprometimento renal. Por essa razão, deve ser levado muito à sério, principalmente porque é uma doença silenciosa.

Clique aqui para baixar um e-book com as melhores dicas para baixar a pressão arterial.

Quais são as causas da hipertensão?

A hipertensão se caracteriza pela pressão acima de 14 por 9 (140 X 90 mmHg). Nos casos de aumento da pressão arterial, acontece um aumento rápido e severo da pressão, com níveis de pressão diastólica. O que chamamos de crise hipertensiva.

Não há causas específicas que podem levar um indivíduo a tornar-se hipertenso, porém, entre os prováveis motivos estão: fatores genéticos, hábitos de vida pouco saudáveis, excesso de peso, alimentação rica em sal e falta de exercícios físicos.

Outros fatores que também podem influenciar no desenvolvimento da hipertensão:

  • Consumir bebidas alcoólicas em excesso;
  • Ser diabético;
  • Altos níveis de estresse, ira ou hostilidade;
  • Ter mais de 60 anos;
  • Ser fumante.

Sintomas da pressão alta

Durante uma crise hipertensiva – citada acima – os principais sintomas que a pessoa pode sentir são: tonturas, visão turva ou falta de ar.

No entanto, em momentos normais, alguns dos sintomas que se manifestam e podem indicar a pressão alta, incluem:

  • Tonturas;
  • Enjoos;
  • Dor na nuca;
  • Dor no peito.

É importante salientar que nem todos os pacientes sentem esses sintomas. Porém, caso o indivíduo comece a apresentá-los, este deve ser levado para uma avaliação.

Além disso, é comum que a pressão arterial aumente em situações como susto, noite mal dormida, após uma discussão ou durante e após a atividade física, não sendo, necessariamente, sinal de problemas de saúde.

Clique aqui para baixar um e-book com as melhores dicas para baixar a pressão arterial.

Existe algum método natural para baixar pressão arterial?

Geralmente, o tratamento para a hipertensão é feito através de medicamentos específicos. Porém, existem sim outros métodos bastante eficazes que auxiliam no controle da hipertensão e que provêm 100% da natureza.

Um método natural para baixar pressão arterial muito conhecido e talvez o mais seguido por quem sofre da doença é o controle por meio da alimentação. Manter uma dieta saudável e magra, livre de sódio e aditivos químicos, assim como estimulantes como a cafeína e gorduras excessivas, é uma ótima maneira de estar com a pressão arterial sempre estável e evitar que problemas futuros se desenvolvam.

Quer aprender mais técnicas naturais e caseiras para baixar a pressão arterial, e fugir de medicamentos que causam vários efeitos colaterais? Então, confira abaixo 5 dicas de como controlar a hipertensão naturalmente, e de maneira simples.

Clique aqui para baixar um e-book com as melhores dicas para baixar a pressão arterial.

1 – Salsa e limão

A salsa com o limão provavelmente é o método natural para baixar pressão arterial mais conhecido por quem sofre de hipertensão. Isso porque essa mistura possui efeitos diuréticos, que elimina as substâncias que podem elevar a pressão através da urina.

Faça uma batida, com um limão inteiro, com casca e tudo, e a salsa. Em jejum, beba um copo dessa batida todas as manhãs. Outra opção é espremer um limão em um copo com água fria e bebê-lo nas manhãs.

2 – Chá de Erva Cidreira

As plantas são excelentes remédios, não é à toa que vários medicamentos são fabricados a partir delas. O chá de erva cidreira é imbatível no que se refere a hipertensão, sendo indicado o consumo de uma xícara pequena, três vezes ao dia.

Veja abaixo como fazê-lo:

*Ingredientes

– 30g das folhas e flores de Erva Cidreira;

– Um litro de água;

– Gotas de sumo de limão.

*Modo de Preparo

– Ferva a água e acrescente as folhas e flores da erva cidreira;

– Abafe por, mais ou menos, 12 minutos;

– Em seguida, coe e adicione limão assim que for tomar o chá.

3 – Reduza o estresse

Outro método natural para baixar pressão arterial é reduzir o estresse. Pratique atividades relaxantes e que lhe promovam bem-estar, como ler, ouvir música ou caminhar no parque.

4 – Banana

As bananas são ricas em potássio, o que ajuda a diminuir os efeitos do sódio. Quando estiver com a pressão arterial elevada, coma regularmente uma banana para controlar.

5 – Alho

Eis aqui o método natural para baixar pressão arterial mais recomendado por especialistas. Visto que o alho possui efeitos extraordinários na dilatação das artérias, é o maior aliado no combate a pressão arterial alta, pois previne a formação de trombos. Basta incluir um dente de alho na dieta diária para obter estes benefícios.

6 – Pare de fumar

O cigarro provoca o aumento da pressão arterial, devido aos estimulantes presentes na fumaça. Parando de fumar, além de diminuir a pressão arterial, você manter o seu coração mais saudável e reduz também o aparecimento de outras doenças relacionadas ao vício – por exemplo, o câncer de pulmão.

Clique aqui para baixar um e-book com as melhores dicas para baixar a pressão arterial.