Pão integral engorda

Tempo de leitura: 4 minutos

Pão integral engorda
5 (100%) 2 votes

Pão integral engorda

Para muitas pessoas chega a ser difícil imaginar passar um dia sem comer pão, um alimento indispensável no cardápio de muitas famílias brasileiras, especialmente durante a manhã.

E quando o assunto se trata de dieta, ele é considerado um vilão por ser rico em carboidratos e por possuir quantidade muito baixa de fibras.

Por isso, quando se fala de dieta é perfeitamente comum falar em pão integral.

Todos sabem que nesse quesito a melhor opção é consumir a versão integral, mas por que o pão integral é a melhor opção para sua saúde e dieta? Se acha que é por ser menos calórico, errou!

Pelo fato, do pão integral ser feito de farinha integral, ele tem muito mais calorias que o tradicional pão francês.

Ele acaba se tornando a melhor opção em dietas por causar uma sensação de saciedade e não por possuir menos calorias. Além de te deixar saciado por mais tempo, ele também é ótimo regulador do intestino e auxilia a controlar os níveis de colesterol ruim (LDL) no organismo.

Ao consumir pão integral, perceberá que o processo de mastigar será mais lento, isso ocorre dado o grande número de fibras contidas nele, o que automaticamente faz com que o processo de digestão seja mais lento, te deixando ocupado com a mastigação por mais tempo e consequentemente, mais satisfeito.

O entanto, como é sabido, tudo que se torna exagerado faz mal. Por isso, você deve prestar muita atenção na marca escolhida, nas informações contidas no rótulo e principalmente, na quantidade de pão consumida por dia.

Seguindo à risca todos os cuidados necessários, é possível sim, emagrecer consumindo-o com equilíbrio.

Cuidados ao consumir pão integral

Apesar de trazer muitos benefícios a saúde, deve-se consumir o pão integral de forma moderada, isso porque a ingestão dele em excesso te fará engordar até mais que o pão branco.

A porção ideal para consumo varia de pessoa para pessoa, de acordo com as necessidades nutricionais e objetivos de cada um. Porém, alguns especialistas sugerem o consumo diário de até 2 fatias de pão integral. Não mais do que isso nos casos em que a perda de peso é mais emergencial.

Durante os lanches tenha atenção no recheio, dê preferência a recheios mais leves como atum, verduras, legumes e queijos magros. Afinal, como o pão integral é mais calórico, se exagerar no receio poderá engordar ainda mais.

Excelente para quem tem diabetes

Para quem convive com a doença, o pão integral é um ótimo benfeitor, por auxiliar no equilíbrio dos níveis de glicemia no corpo. Isso ocorre porque a quebra do carboidrato contida no pão é lenta, beneficiando quem o ingere.

Pão integral auxilia o emagrecimento através de um cardápio equilibrado

Sabendo a quantidade apropriada de consumo, de acordo com seu organismo e conciliando isso a outros bons alimentos, o pão integral auxiliará sim, no emagrecimento e poderá fazer parte de seu cardápio tranquilamente.

Para quem deseja perder peso, a escolha do pão integral deve ser feita de modo a priorizar o que tiver a menor quantidade de calorias e carboidratos por fatia de pão, juntamente com a maior quantidade de fibras e proteínas. Isso varia de acordo com a marca.

Com todas as opções oferecidas hoje em dia, uma fatia desse pão pode ou não contribuir com um número considerável de calorias. Especialmente nos sanduíches que agrupam duas fatias ou mais, nesse caso o número de calorias se eleva consideravelmente, sem contar as calorias do recheio. Aí sim, o pão integral se tornará um vilão.

Se seu intuito é reduzir ou manter seu peso controlado, a melhor opção é consumir o pão integral com leves acompanhamentos, em quantidade limitada de ingestão diária, e claro, com a prática de exercícios físicos.

O pão integral possui um valor significável de farinha integral, que varia de acordo com o fabricante, a única forma de saber exatamente a porção é verificando o rótulo.

Um autêntico pão integral deve mostrar que contém farinha integral e a quantidade dela por fatia e se em sua composição há adição de farinha de trigo, gordura hidrogenada ou caramelo, pois isso pode acabar por dificultar seu objetivo em perder peso. Saiba que os pães com alguns desses ingredientes não são considerados verdadeiros integrais, por isso, vale toda a atenção!

Gostou das dicas? Curta e compartilhe!