Queijo branco engorda

Tempo de leitura: 4 minutos

Queijo branco engorda
5 (100%) 1 vote

Queijo branco engorda

Se você já fez alguma dieta ou até mesmo tentou uma reeducação alimentar, sabe que o queijo branco é uma das opções no cardápio, sendo usado até mesmo como ingrediente em algumas receitas e faz parte até mesmo dos lanches naturais.

Mas será que o queijo branco não engorda mesmo? Conheça os benefícios do queijo branco e descubra a verdade sobre ele:

Propriedades do queijo branco

O queijo branco é conhecido por ser o mais bonzinho entre todos os queijos. Mas assim como qualquer outro, ele também contém diversas gorduras saturadas, ou seja, se consumido em excesso ele irá prejudicar o seu colesterol.

O erro mais comum de quem faz dieta é acreditar que o queijo branco não engorda, fazendo com que o pedaço de queijo seja muito maior do que se fosse consumir outro tipo de queijo. Ao optar pelo queijo branco, coma uma fatia de tamanho normal a pequena. O ideal é consumir a versão do queijo branco light.

Na família do queijo branco, você encontra uma série de opções consideradas saudáveis para sua dieta, mas você sabe se ele realmente engorda ou te ajuda a emagrecer? Conheça os mais indicados e consumidos:

Queijo minas

O queijo minas está presente em muitos cardápios de quem faz dieta, mas ao contrário do que muitos pensam, entre os queijos brancos ele é o pior da lista para emagrecer. E olha que aqui vamos falar apenas do queijo minas frescal, e não do queijo minas meia cura, que possui muito mais calorias e gorduras em sua composição.

Entre todos os outros tipos de queijos brancos, o minas possui maior quantidade de calorias, gorduras e até mesmo sódio. Mesmo a versão light possui os mais elevados números quando comparado a outros queijos brancos, o que prova que não é escolha boa para sua dieta.

Mas o grande problema do queijo minas é a quantidade ingerida. Esse queijo não vem fatiado, logo você corta o pedaço que vai comer, o que muitas vezes acaba sendo um pedaço bem generoso, o que faz o seu lanche deixar de ser leve para começar a engordar.

Queijo cottage

O queijo cottage é o que possui a menor quantidade de calorias em sua porção, o que o faz ser uma boa opção para a sua dieta. Outro motivo para ele ser o mais adequado para sua dieta, é a baixa quantidade de gordura, sendo em torno de 4% apenas.

A maioria dos outros queijos possuem muito mais gorduras e pouquíssimas proteínas, já o queijo branco tipo cottage possui cerca de 11% de proteína. Assim como os outros tipos, o cottage também é rico em cálcio, fósforo e o triptofano, responsável por ajudar a melhorar o humor e aliviar o estresse.

Apesar do queijo cottage ser o mais indicado para a dieta, e excesso também causa o efeito contrário: ele engorda. O exagero é prejudicial para qualquer alimento, mesmo aqueles considerados mais saudáveis, por esse motivo cuidado ao incluir qualquer tipo de comida em seu cardápio.

Para o queijo cottage, considere inseri-lo na alimentação cerca de 3 vezes por semana, com 2 colheres por dia. A forma de consumo dele pode variar muito, podendo ser com torradas e pães integrais, em seu lanche natural ou até mesmo na sopa do jantar.

Como consumir queijo para emagrecer

A primeira dica para consumir queijo e não engordar é a forma como você o consome. Fique atenta as quantidades ingeridas, pois você já sabe que o excesso também é prejudicial. Um problema na maioria das dietas é o cardápio rígido e fechado demais, o que causa uma espécie de enjoo ao comer sempre os mesmos alimentos.

O ideal é variar as receitas, mas usando sempre os mesmos alimentos saudáveis. O queijo cottage (e até mesmo a ricota) pode ser aplicado em diversas receitas e dar um sabor todo especial.

O mais comum é consumir queijo no café e nos lanches, mas que tal preparar uma pasta de queijo para o frango grelhado ou ainda usá-lo para temperar sua salada de folhas verdes? O queijo cottage também combina muito bem com sopas e caldos.

Faça essas mesmas variações com outros alimentos. Por exemplo, que tal ao invés de comer sempre a mesma fruta não substituí-la por outra também saudável? Ou ainda fazer um suco com elas? Isso ajuda a ter um cardápio equilibrado, saudável e muito saboroso!